Dual boot é uma configuração que permite instalar dois sistemas operacionais diferentes em um mesmo computador, permitindo que o usuário escolha qual sistema deseja iniciar na hora da inicialização. Neste tutorial, iremos ensinar como fazer um dual boot do Windows 11 com o Linux Ubuntu.
Antes de começar, é importante lembrar que este processo envolve a criação de partições no disco rígido, o que pode afetar os dados existentes. Portanto, é altamente recomendável fazer um backup completo do seu sistema antes de iniciar o processo.
Passo 1: Preparação
Antes de começar a instalação do dual boot, você precisará baixar as imagens de instalação do Windows 11 e do Linux Ubuntu. Certifique-se de baixar a versão correta do sistema operacional para sua arquitetura de processador. Para verificar a arquitetura de processador do seu computador, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecione “Sistema”. Verifique a seção “Tipo de sistema” para saber se você possui uma arquitetura de 32 bits ou 64 bits.
Além disso, você precisará criar uma mídia inicializável para cada sistema operacional. Para criar uma mídia inicializável do Windows 11, você pode usar o Media Creation Tool da Microsoft. Baixe o Media Creation Tool em um computador com Windows, execute o arquivo e siga as instruções na tela para criar uma mídia inicializável em um pendrive USB. Para criar uma mídia inicializável do Linux Ubuntu, você pode usar o balenaEtcher, disponível para Windows, Mac e Linux. Baixe o balenaEtcher em um computador com Windows, Mac ou Linux, execute o arquivo e siga as instruções na tela para criar uma mídia inicializável em um pendrive USB.
Passo 2: Configurando a BIOS
Antes de iniciar a instalação do dual boot, você precisará configurar a BIOS do seu computador para inicializar a partir do dispositivo USB. Para fazer isso, reinicie o computador e pressione a tecla de acesso à BIOS (geralmente F2, F10 ou Delete, recomendamos você verificar no site da Fabricante de sua Placa-mãe ou Notebook). Em seguida, navegue até a configuração de boot e configure o dispositivo USB como o primeiro dispositivo de inicialização.
Lembre-se de salvar as configurações antes de sair da BIOS.
Passo 3: Instalando o Windows 11
Insira o dispositivo USB do Windows 11 e inicie o computador. Na tela de inicialização, escolha o idioma e as opções de teclado. Em seguida, clique em “Instalar agora” e siga as instruções na tela para instalar o Windows 11. Durante o processo de instalação, você precisará escolher a partição onde o Windows 11 será instalado. Selecione a opção “Personalizado” e crie uma nova partição para o sistema. Certifique-se de não excluir a partição do sistema existente, pois isso pode danificar seu sistema atual.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar as partições corretamente:
- Para criar uma nova partição, clique em “Novo” e defina o tamanho da partição. Recomendamos deixar pelo menos 30 GB para o Windows 11 e 50 GB para o Ubuntu, mas você pode ajustar esses tamanhos de acordo com suas necessidades.
- Certifique-se de selecionar a partição correta antes de clicar em “Novo”.
- Defina o tipo de partição como “Primária” e formate-a como “NTFS”.
- Lembre-se de não excluir a partição do sistema existente.
Após a criação da partição, selecione a nova partição e clique em “Avançar” para continuar a instalação.
Passo 4: Instalando o Linux Ubuntu
Após concluir a instalação do Windows 11, reinicie o computador e insira o dispositivo USB do Linux Ubuntu. Na tela de inicialização, escolha o idioma e clique em “Instalar o Ubuntu”. Siga as instruções na tela para instalar o Ubuntu. Durante o processo de instalação, você precisará escolher a partição onde o Ubuntu será instalado. Selecione a opção “Instalação personalizada” e crie uma nova partição para o Ubuntu. Certifique-se de não selecionar a partição do sistema do Windows 11, pois isso pode danificar o sistema do Windows 11.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar as partições corretamente:
- Selecione a partição criada anteriormente para o Ubuntu e clique em “Alterar”.
- Defina o tipo de partição como “Primária” e o sistema de arquivos como “Ext4”.
- Defina o ponto de montagem como “/”. Isso significa que o Ubuntu será instalado na raiz da partição.
- Certifique-se de não selecionar a partição do sistema do Windows 11.
Após configurar as opções de partição, clique em “Instalar agora” para continuar a instalação.
Durante a instalação, você também precisará criar uma partição de swap, que é uma área no disco rígido usada pelo sistema operacional como memória virtual. Se você tiver pelo menos 4 GB de RAM, é recomendável criar uma partição de swap com o mesmo tamanho da RAM. Caso contrário, você pode criar uma partição de swap com metade do tamanho da RAM. Certifique-se de selecionar a partição correta para a partição de swap.
Passo 5: Configurando o GRUB
Após a instalação do Ubuntu, reinicie o computador e você será direcionado para o gerenciador de inicialização do GRUB, que permite escolher qual sistema operacional iniciar. Se o GRUB não aparecer, tente pressionar e segurar a tecla Shift durante a inicialização. Se isso não funcionar, você precisará configurar o GRUB manualmente.
Para configurar o GRUB manualmente, inicie o Ubuntu e abra o Terminal. Digite o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do GRUB:
Isso abrirá o arquivo de configuração do GRUB no editor de texto Nano. Localize a linha que começa com “GRUB_TIMEOUT=” e defina o valor para o número de segundos que você deseja que o GRUB aguarde antes de iniciar automaticamente o sistema operacional padrão. Por exemplo, se você deseja que o GRUB aguarde 10 segundos, a linha deve ficar assim:
Também é recomendável habilitar o menu de inicialização do GRUB para que você possa escolher manualmente qual sistema operacional iniciar. Para fazer isso, localize a linha que começa com “GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=” e comente a linha adicionando um “#” no início. A linha deve ficar assim:
Salve as alterações pressionando Ctrl+O e saia do editor de texto pressionando Ctrl+X. Em seguida, execute o seguinte comando para atualizar o GRUB:
Isso irá atualizar o GRUB e detectar os sistemas operacionais instalados em seu computador. Agora, quando você reiniciar o computador, o GRUB deve aparecer e permitir que você escolha qual sistema operacional iniciar.
Passo 6: Testando o Dual Boot
Após a instalação e configuração do GRUB, reinicie o computador e teste o dual boot. Você deve ver o GRUB aparecer e permitir que você escolha entre o Windows 11 e o Ubuntu. Escolha o sistema operacional desejado e inicie-o.
Se houver algum problema com o dual boot, como o GRUB não aparecer ou não conseguir iniciar um dos sistemas operacionais, você pode tentar solucionar o problema usando uma ferramenta de recuperação de inicialização, como o Boot-Repair. Para usar o Boot-Repair, você precisará criar um dispositivo USB inicializável com o Boot-Repair e inicializar o computador a partir dele. Em seguida, siga as instruções na tela para executar a ferramenta de recuperação de inicialização.
Conclusão
Com este tutorial detalhado, você aprendeu como fazer um dual boot do Windows 11 com o Linux Ubuntu. Lembre-se de fazer um backup completo do seu sistema antes de iniciar o processo e seguir cuidadosamente as instruções para evitar a perda de dados ou danos ao sistema. Uma vez configurado, você poderá desfrutar dos recursos do Windows 11 e do Linux Ubuntu em um mesmo computador.
Amante por tecnologia Especialista em Cibersegurança e Big Data, Formado em Administração de Infraestrutura de Redes, Pós-Graduado em Ciências de Dados e Big Data Analytics e Machine Learning, Com MBA em Segurança da Informação, Escritor do livro ” Cibersegurança: Protegendo a sua Reputação Digital”.