A memória swap é uma área do disco rígido usada pelo sistema operacional Linux para armazenar temporariamente dados da RAM quando esta está cheia. Embora a memória swap possa ser útil em situações de falta de memória, em alguns casos, você pode querer desativá-la para melhorar o desempenho ou por razões de segurança. Neste tutorial, mostraremos como desativar a memória swap e também como limpar a memória swap e cache em um servidor Linux.
Passo a Passo:
Acesse seu servidor Linux
Para começar, acesse seu servidor Linux usando SSH ou qualquer outro método que você preferir.
Verifique o status da memória swap
Antes de desativar a memória swap, é uma boa ideia verificar seu status atual. Para fazer isso, execute o seguinte comando:
Isso exibirá informações sobre a memória swap atualmente em uso, como nome do dispositivo, tamanho e utilização.
Desative a memória swap temporariamente
Para desativar a memória swap temporariamente (até a próxima reinicialização), execute o seguinte comando:
Isso desativará imediatamente a memória swap em todas as partições e arquivos swap.
Desative a memória swap permanentemente
Se você deseja desativar a memória swap permanentemente, precisará editar o arquivo de configuração do sistema ‘/etc/fstab’. Primeiro, faça backup do arquivo original:
Em seguida, abra o arquivo ‘/etc/fstab’ com um editor de texto, como ‘nano’ ou ‘vi’:
Procure por uma linha que contenha a palavra “swap” na coluna ‘type’. Ela deve ter uma aparência semelhante a esta:
Comente a linha adicionando um ‘#’ no início, assim:
Salve as alterações e feche o arquivo. A memória swap permanecerá desativada após as reinicializações futuras do sistema.
Limpe a memória cache e a memória swap
Se você deseja limpar a memória cache e a memória swap, execute o seguinte comando:
Este comando instrui o kernel a liberar o cache de página, o cache ‘dentry’ e o cache ‘inode’ do sistema.
Conclusão:
Neste tutorial, você aprendeu como desativar a memória swap temporária e permanentemente em um servidor Linux e como limpar a memória cache e a memória swap. Com a memória swap desativada, você pode experimentar um desempenho melhor em algumas situações, mas lembre-se de que também estará eliminando uma camada de segurança no caso de falta de memória. Portanto, é importante garantir que seu servidor tenha memória RAM suficiente para lidar com a carga de trabalho sem depender da memória swap.
Amante por tecnologia Especialista em Cibersegurança e Big Data, Formado em Administração de Infraestrutura de Redes, Pós-Graduado em Ciências de Dados e Big Data Analytics e Machine Learning, Com MBA em Segurança da Informação, Escritor do livro ” Cibersegurança: Protegendo a sua Reputação Digital”.